O reconhecimento do curso é uma exigência legal para a expedição dos diplomas dos estudantes
uase mil alunos e egressos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Augustinópolis estão sendo beneficiados diretamente com o reconhecimento dos cursos de Direito e Enfermagem oferecidos na unidade. O reconhecimento do curso é uma exigência legal para a validade dos diplomas dos acadêmicos, que até agora não podiam ser expedidos porque os cursos não eram reconhecidos.
A partir de agora a Unitins inicia a expedição de centenas diplomas aos egressos desses dois cursos com a devida validade legal, e os documentos expedidos anteriormente em atendimento a decisões judiciais serão reemitidos, conforme informa a Reitoria da universidade.
Os cursos foram reconhecidos por um período de três anos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e os atos de reconhecimento publicados pelo governador Mauro Carlesse no Diário Oficial do dia 21.
O reconhecimento de curso é necessário para a expedição de diploma dos estudantes. No caso da Unitins, por ser uma instituição de ensino estadual, a tarefa pelo reconhecimento de cursos é do Conselho de Estadual de Educação. No caso das universidades federais e particulares, essa responsabilidade é do Ministério da Educação (MEC). No reconhecimento dos cursos o CEE avalia a carga horária, instalações da universidade, estrutura de biblioteca, corpo docente, entre outros aspectos.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, comemora a conquista que, segundo ele, é resultado da evolução da gestão que tem trabalhado para melhorar a qualidade do serviço e no cumprimento de indicadores.
“As visitas do Conselho Estadual de Educação têm sido extremamente rigorosas, formadas por uma série de indicadores que até então não eram atendidos. Então nossa gestão mapeou esses indicadores e envolveu toda a equipe, desde professores, coordenadores, diretores, a equipe de pró-reitores, os técnicos administrativos, os próprios acadêmicos para trabalharem na construção desses indicadores e, com isso, pudemos alcançar uma avaliação extremamente positiva”, destaca o reitor.
Augusto Rezende pontua que o reconhecimento traz legalidade aos atos vinculados aos dois cursos, evitando assim que os estudantes tenham que recorrer à justiça para obtenção do diploma. Para ele, a conquista reflete diretamente na vida dos acadêmicos e comprova os acertos da gestão que vem promovendo uma verdadeira transformação na Universidade.
“O reconhecimento do curso de Enfermagem foi uma vitória graças ao trabalho em equipe. Nós tivemos a todo o momento o apoio e dedicação do NDE, do colegiado de Enfermagem, dos acadêmicos, o apoio incondicional da Reitoria e Pró-reitorias, que a todo tempo nos apoiaram e nos deram condições de fazer tudo que estava ao nosso alcance”, declara a professora Hanari Santos de Almeida, coordenadora do curso de Enfermagem do Campus de Augustinópolis.
Para a professora Sarah Coelho Lima, coordenadora do curso de Direito no Campus de Augustinópolis, o reconhecimento é muito importante e resultado também de um trabalho que envolveu toda a comunidade acadêmica. “A missão para os próximos anos é uma só: mais um degrau, melhorar ainda mais os nossos indicadores. Nós nos motivamos por estes conceitos, não pelo que eles quantificam e sim pelos que eles qualificam. Eles espelham a seriedade a alegria, a convicção e cordialidade, o amor e o carinho com o que construímos todos os dias a Unitins”, enfatiza a coordenadora.
Sarah também considera que esta é a ocasião para agradecer a todos pela dedicação e empenho. “Aos egressos pela compreensão e paciência na expedição de seus diplomas; aos alunos e professores que cada vez mais manifestam a satisfação de fazer parte da Unitins; ao Governo do Estado do Tocantins por fomentar e acreditar na região do Bico do Papagaio, bem como todos os desbravadores da Unitins aqui no Bico”, conclui.
Foto: Edivan Cavalcanti/Ascom Unitins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário